quinta-feira, 26 de junho de 2008

Impactos ambientais do e-lixo

Participei de uma palestra sobre esse tema na empresa que trabalho e fiquei muito reflexiva sobre o assunto. Pensei em colocar um texto mais resumido, mais light, porém, a realidade é muito assustadora e vale a pena saber dos detalhes.

Conforme palestra do Professor Raimundo Macêdo as fontes de poluição do e-lixo são geradas em três escalas. Durante a fabricação dos computadores, onde há alto consumo de energia, de ácido, foto-químicos e solventes. Na utilização das máquinas - com a poluição eletromagnética - e no sucateamento.

No processo de fabricação de um computador, para cada 1 quilo, são gerados 3 de e-lixo que envolve grandes quantidades de elementos químicos e gases tóxicos. Esses produtos podem contaminar a água do solo, pois os solventes são armazenados dentro das fábricas ou em tanques subterrâneos. Nos Estados Unidos, 85% dos tangues no vale do silício apresentaram vazamento, atingindo o suprimento de água (nas fábricas da IBM e HP). O número de nascimentos com problemas congênitos foi três vezes maior em relação ao resto daquele país.

A poluição causada pela radiação eletromagnética é também um grave problema. Foram detectados em vários estudos que pessoas contraíram doenças como leucemia, câncer e problemas relacionados com o stress.

Outro dado preocupante é o sucateamento dos computadores. O e-lixo cresce de 3% a 5% ao ano (3 vezes mais rápido que os demais lixos) e a previsão é que até 2010 esse número duplique.

O chumbo é encontrado em monitores, soldas em circuitos integrados e outros componentes e causa problemas no sistema nervoso, rins, sistema reprodutivo, sistema endócrino (efeitos no desenvolvimento cerebral de crianças), efeitos graves em animais e plantas. O cádmio está presente nos detectores infra-vermelho, resistores, semicondutores e afeta irreversivelmente a saúde (em especial os rins). O mercúrio está nos sensores, termostatos, relays, chaves circuitos impressos, baterias, vídeos planos (que estão substituindo os CRTs) e causa danos no cérebro, rins e feto. Ele tem efeito cumulativo nos organismos vivos.

São perigosos também os anti-corrosivos (hexavalent chromium;chromium VI) que estão nos circuitos integrados e são extremamente tóxicos, pois causam efeitos no DNA. Os plásticos (PVC), que são usados nos cabos de computadores e são tóxicos quando submetidos à alta temperatura e o bário, que está no monitores de vídeo do tipo "Tubo de Raios Catódicos", mais conhecidos como "Monitores CRT" (Cathode Ray Tube) usado para proteger contra radiação. Este causa inchação cerebral, enfraquecimento muscular, problemas no coração e fígado. O carbono preto, que é usado no tonner causa câncer e irritação respiratória.

A contaminação acontece também no processo de reciclagem, quando se tenta retirar as partes plásticas e metálicas através de processos químicos (solventes e ácidos) e físico (queima). Se o e-lixo for deixado no solo, ele pode poluir a água subterrânea. Sua queima gera gases altamente tóxicos (metais em forma de vapor – chumbo).

Infelizmente o consumismo irracional não se preocupa em analisar o quanto estamos contribuindo para um futuro de escassez de recursos naturais e poluição do ar, da água e do solo, pelo lixo tecnológico (chamado de e-lixo), causam efeitos graves ao meio ambiente, como o aquecimento da terra, a destruição da camada de ozônio, as doenças genéticas, câncer e outros problemas e saúde.

Antes de comprar, vamos nos perguntar se realmente precisamos desse produto e o quanto ele afeta nosso planeta no seu consumo e descarte. É muito importante desenvolver e fomentar uma consciência ambiental, repensar nossos conceitos, reaproveitar componentes, enfim adotar o consumo racional.

3 comentários:

Geova Costa disse...

É verdade... produtos eletrônicos ficaram descartáveis. Celulares, mp4, computadores, dentre outros produtos são trocados como se troca de roupa. Muitas vezes nem usamos e já queremos algo mais novo, é uma auto-afirmação.

Conheço o professor Macêdo e se ele defende essa bandeira é porque tem importância. Muito bom texto.

Sofifaruk disse...

Olá,

Conheci o seu blog, a partir do blog da Geova.Muito interessante este texto.
Depois achei engraçado as suas caracteristicas: "Optimista e extrovertida" e pensei, só pode ser sagitário ( porque é o meu signo).:)

Continua a escrever!

Beijo

Sofia

Alexsandra Moreira disse...

Obrigada Sofia!
Visitei seu blog tb, e voltarei mais vezes...
Quanto ao signo, mt bacana a galera de sagitário, eheheheheh.

Beijo

Alê